Mitos e Verdades sobre a Terapia
Muitas pessoas não sabem o que é terapia, como funciona e qual a funcionalidade dela, logo, existem muitas ideias sobre isso, algumas são um tanto quanto enganosas. Listarei apenas alguns Mitos e Verdades sobre a Terapia:
Psicólogo dá conselhos: Mito, o psicólogo não dá palpites e conselhos, o papel desse profissional é auxiliar o sujeito a entrar em contato com seu Eu, com suas crenças, sentimentos e afetos que possam estar trazendo algum sofrimento ou impactando na sua forma de se relacionar com as situações do dia a dia.
Terapia é coisa de gente doida: Outro mito, ou melhor, preconceito, muito falado na sociedade. Terapia é lugar para todos que querem entender suas emoções e buscar formas mais saudáveis de lidar com os problemas, evitando que eles se agravem e tragam prejuízos mais severos.
Buscar atendimento é sinal de fraqueza: Mito. Pelo contrário, buscar terapia é sinal de amor próprio, de cuidado e de coragem. Encarar nossos problemas e medos nem sempre é uma tarefa fácil, mas quando feito pode trazer diversas oportunidades para entendermos nossos atos e responsabilidades, e a partir dessa consciência ampliada de quem somos, poder buscar novas soluções. Isso não é sinal de fraqueza, ser fraco é achar que devemos ser fortes o tempo todo e dar conta de tudo sozinhos.
A terapia auxilia no auto conhecimento e confiança em si: Verdade. Existem diversas situações que podem nos deixar inseguros, uma mudança de rotina, de cidade, de emprego etc. Isso pode gerar sentimentos de tristeza e estranheza. O processo terapêutico auxilia a perceber esses afetos e promover uma ampliação da consciência sobre si mesmo, Assim, adaptações podem ser feitas, consequentemente isso aumenta nossa confiança para lidar com situações difíceis.
Ajuda a ter relações mais saudáveis: Verdade. A terapia é um local que podemos perceber nossos afetos, promover autoconhecimento e auto aceitação, e a partir disso aprender a nos respeitar mais e aos outros também. Dessa forma podemos ter relações mais saudáveis.
Na terapia, recebo acolhimento ao invés de julgamento: Verdade! O psicólogo está ali para acolher a pessoa antes de qualquer outra intervenção. Não é papel do profissional aplicar juízo de valor e/ou regras morais, sim entender aquele sujeito e suas formas de se relacionar consigo e com o mundo.
Esses são apenas alguns mitos e verdades sobre a terapia, mas existem muitas outras crenças que as pessoas têm sobre a temática. Buscar informações sobre isso é imprescindível para quebrar preconceitos, levar o conhecimento adiante e desmistificar o entendimento errôneo que muitos tem sobre a terapia. Assim podemos atentar para a importância desse processo e falar sobre os benefícios de fazer terapia, contribuindo para o bem estar da população.